3 de junho de 2017

MOONLIGHT SOB A LUZ DO LUAR

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.


O protagonista é apresentado ao telespectador em três fases: pequeno, Chiron e black. Na primeira parte conhecemos o tímido "pequeno" (lindamente interpretado), que com um olhar acuado de cortar o coração nos ganha na primeira cena. Conhecemos o bairro pobre de Miami que mora com sua mãe, no inicio dos anos 80 com a explosão do crack. Nesta fase ele sofre com os colegas de escola que o perseguem e zombam deles, encontrando no traficante local, Juan, uma figura paterna inesperada mas que demonstra respeito e atenção ao menino.

Quando começa a segunda fase, pequeno volta conhecido pelo seu próprio  nome, Chiron, e interpretado de forma mais exagerado e nada sutil, e vemos aumentar o bullying ao seu redor e claro, a introspecção do personagem aumenta, até sua explosão final.

Então, se inicia a última fase, Chiron passa a ser conhecido como "Black", agora um homem dez anos mais velho do que aquele adolescente que saiu da escola. Ele se tornou um homem forte que nada lembra o franzino Chiron fisicamente, ele agora é um traficante e tem tudo que o dinheiro pode pagar. Mas no seu interior ainda existe o menino de olhar acuado do inicio.

Não se trata de um filme de gueto mas de uma forma de dar voz para os afrodescendentes. Há várias mudanças no filme, exceto o autoconhecimento, presente na vida de todos, é um retrato universal da solidão. A grande sacada fica por conta das questões de raça e preferência sexual num contexto simples e complexo ao mesmo tempo, num universo masculino.

Clique na imagem para ampliar

Um filme bem psicológico que não costuma agradar a maioria, mas que passa muitas lições.

Meu palpite?
Se quiser abrir um pouco seu olhar, recomendo.

Sobre o filme:
País: Estados Unidos
Ano: 2016
Duração: 111 min
Classificação: Acima de 14 anos
Elenco: Alex R. Hibbert, Ashton Sanders, Trevante Rhodes
Gênero: Drama

Trailler

Nenhum comentário:

Postar um comentário