24 de abril de 2017

TÃO FORTE E TÃO PERTO


Um menino de 9 anos perde seu pai no atentado de 11 de setembro em Nova York. Ele acha uma chave em sua casa e acredita ser uma mensagem de seu pai. Começa assim uma comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que se abre com a chave.

Oskar Schell é um garoto genial e muito apegado ao pai, Thomas, que inventou que Nova York tinha um sexto distrito, e hoje está desaparecido. Seu pai faz tudo isso para incentivar o filho a ter iniciativa e aprender a falar com todo tipo de pessoa.

Mas a vida de muda totalmente no dia fatídico 11 de setembro de 2001, quando Thomas estava no World Trade Center e faleceu devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe, Linda.

Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai, e um dia decide vasculhar o guarda-roupas dele, quando quebra acidentalmente um pequeno vaso azul e dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, no seu interior, uma misteriosa chave.

Oscar se convence que ela é um enigma deixado pelo pai para que pudesse desvendar, então Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black que possa levar a descoberta que seu pai deixou. Oscar apesar de genial, não tem amigos, exceto seu pai, e encontra no inquilino de sua avó um possível amigo e este, o ajuda na expedição.

Clique na imagem para ampliar

Não espere uma adaptação ao pé da letra para o filme, muitos recursos usados no livro são descartados e acabam ficando mais simplistas na mãe da cineatras Stephen Daldry. Além disso, o livro faz um paralelo entre o bombardeio de Dresden na Segunda Guerra Mundial com o atentado às Torres Gêmeas, no livro há uma reflexão sobre ação, reação, proporcionalidade, responsabilidade e o que representam as pessoas inocentes apanhadas no fogo cruzado.

Meu palpite?
O filme busca mais a emoção e tenta fazer com que você se sinta mal com a tragedia ocorrida - ainda que foi realmente uma das maiores - e faz apelo a um garotinho inteligente com um leve transtorno, não chega a se definir no filme este transtorno, mas fica para o telespectador a dedução.
Mas nem tudo é uma perda, o passeio pela cidade de Nova iorque é inspirador e lindo, claro, e a atuação de Thomas Horn junto com o elenco de apoio formado por Jeffrey Wright, Viola Davis e Max von Sydow dão um show de talento.
Resumindo... Vale a pena assistir o filme.

Sobre o filme:
País: Estados Unidos
Ano: 2011
Duração: 129 min
Classificação: Acima de 10 anos
Elenco: Tom Hanks - Sandra Bullock - Thomas Horn - Max Von Sydow
Gênero: Drama
Adaptação do livro: Extremamente Alto & Incrivelmente Perto - Jonathan Safran Foer


Trailler

Nenhum comentário:

Postar um comentário