17 de julho de 2017

FOME DE PODER


Fome de poder vem para contar a história da maior rede de fast-food, McDonald´s. Muitos já ouviram falar sobre os irmãos McDonald´s que criaram a rede, mas não se fala que a ideia de negocio deles foi roubada e virou uma enorme corporação na mão de um fundador que fez sucesso com os pedaços dos outros.


Inicio da década de 50, Raymond Kroc é um vendedor de máquinas de multi milk-shales, mas que não tem sucesso. Essa não é a sua primeira busca pela riqueza, ele já havia se enveredado em vários ramos, tentando crescer e faturar  muito dinheiro. É quando depois de mais uma tentativa de venda fracassar que ele recebe um recado da secretária que uma lanchonete em Arcadia/California tinha feito um pedido de 5 multi milk-shakes.

Ele entra em contato com Richard e Maurice McDonald que confirmam a compra, surpreso com o pedido, ele resolve cortar o país e visitar esses compradores.
Quando chega na lanchonete, fica impressionado com a fila mas, como uma mulher diz, anda rápido. Mas mais rápido ainda é que ao terminar o pedido e pagar, já recebe o hambúrguer, a fritas e o refresco. Enquanto saboreia o lanche, conhece um dos donos que logo o leva para dentro da loja e conta a história sua e de seu irmão.

Richard e Maurice McDonald começaram com uma barraca de cachorro quente, depois foram para um drive-in e voltaram pra lanchonete, mas dessa vez com um cardápio reduzido, comida barata, servida em segundos, sem garçons e em embalagens praticas. Ray Kroc visualizou ali a sua fortuna.

Ele fica encantado com o nome McDonald´s, com os arcos amarelos de um desenho dos irmãos. E depois de algumas conversas, ele fecha um contrato com os irmãos em 1955 e começa a tentar franquiar a lanchonete, no inicio tem alguns problemas, mas quando visualiza como manter a qualidade e eficiência, em 1961 ele deslancha nas franquias em âmbito nacional.

Mas quando percebe que não está lucrando muito, uma pessoa aponta a direção, ser dono dos imoveis franquiados e aumentar os lucros. É o inicio da briga entre os irmão e Ray. Anos depois, já cansados, os irmãos fecham um acordo com Ray Kroy e vendem a empresa por 2,7 milhões de dólares, além de um adicional vitalicio de royalties, mas esse último não teve contrato assinado e nunca foi reconhecido depois da venda. Alias, venda esta que não foi apenas das lanchonetes, mas do sistema fast-food, da marca e do nome McDonald´s

Clique na imagem para ampliar

O filme não fala somente sobre a rede mas foca seu roteiro no empreendedorismo como fio condutor.
Aprenda seis coisas com o filme:
1. Você precisa ser corajoso
Aos irmãos Richard e Maurice McDonald, fundadores do primeiro restaurante da marca, faltou coragem, coisa que Ray Kroc não teve e expandiu a rede.
2. Se você tem uma ideia inovadora, aproveite-a ao máximo
A primeira coisa que chamou a atenção de Ray Kroc foi o sistema de atendimento chamado Speedee. Os irmãos McDonald limitaram o seu inovador sistema a apenas dois restaurantes. Ray Kroc viu o potencial do sistema e foi capaz de expandir a rede de franquias.
3. Se cerque de pessoas capacitadas e peça ajuda
Ele pediu ajuda para sua esposa, amigos e funcionários para transpor as barreiras que iam aparecendo pelo caminho e com a ajuda dessas pessoas, Kroc conseguiu estabelecer o modelo de negócio que permitiu que ele ganhasse muito dinheiro.
4. Seja persistente
Você pode não concordar com todas as atitudes que ele toma no filme, mas é inegável a sua vontade de ter sucesso. Ele insistiu até conseguir ser o dono da marca e se tornou um bilionário.
5. Esteja preparado para fazer alguns sacrifícios
Ray Kroc precisou abrir mão de muitas coisas para fazer as franquias começarem a funcionar, ele acabou se divorciando e criando vários inimigos no caminho, além de quase ter perdido a sua casa.
6. Idade é apenas um número
Ray Kroc já tinha passado dos 50 anos quando conseguiu construir um império do fast-food.

Aproveito pra falar da atuação de Michael Keaton como Ray que está excelente, conseguiu dar vida a um homem destemido, ambicioso e visionário. A interpretação do personagem é tão boa que você fica na dúvida se torce para ele vencer ou se o odeia por ter passado a perna no irmão. Merecedor de prêmios pela sua atuação!

Clique na imagem para ampliar

Curiosidades:

A rede de lanchonetes McDonald's  está presente em mais de 120 países e tem quase 37 mil lojas.

Atualmente existem cerca de 40.000 unidades do McDonald’s que alimentam 68 milhões de pessoas todos os dias em 118 países.

Maurice McDonald morreu de um ataque cardíaco em 1971, vencido pelo estresse e pela raiva de ter sido enganado e roubado em primeiro lugar, e eliminado da história depois.

Richard encarou tudo mais tranquilamente e viveu até os 89 anos, mas reconhecia que morria de raiva sempre que recebia em casa um exemplar anual da revista do McDonald’s comemorando o “Dia do Fundador”: uma homenagem a Ray Kroc que nem sequer mencionava os irmãos McDonald. Morreu em 1998 em sua terra natal, New Hampshire.

Em 1989, uma campanha promocional resumia o legado da empresa: “Tudo começou com uma centelha de Dick e Mac McDonald. E, graças à mão condutora de Ray Kroc, se transformou em uma chama. Hoje, os arcos dourados brilham em toda esta nação”.

Kroc fez questão de entrar para a história como o fundador do McDonald’s. Em sua autobiografia, datou a origem da empresa em 1955, com a abertura do primeiro restaurante supervisionado por ele em Des Plaines, no Estado de Illionis,  apagando da história o restaurante original de Arcadia.

Em 1990, a empresa comprou este posto móvel de hambúrgueres com o qual tudo começou que foi reformado, pintado com as cores corporativas de vermelho e amarelo e instalado em um museu sobre a história do McDonald’s.

Clique na imagem para ampliar

Meu palpite?
Sinceramente não sabia tantos detalhes sobre a história da rede. Sabia que a origem era em dois irmãos mas não que outra pessoa tinha pego o sonho deles e tornado realidade.
Gostei de conhecer a história e ter outra visão sobre a rede McDonald´s.

Sobre o filme:
País: Estados Unidos
Ano: 2016
Duração: 120 min
Classificação: Acima de 14 anos
Elenco: Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch, B.J. Novak
Gênero: Biografia, Drama
Baseado em Fatos Reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário